O Halloween – Dia, Festas e Fantasias

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/_8MGpb9QSBQ" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Muitos pensam que o halloween é somente uma festinha para proporcionar diversão e nada mais. Ninguém questiona a sua origem e porque ele é comemorado.

O Haloween teve a sua origem através do povo celta e dos druidas na região da França, Alemanha, Inglaterra Escócia e Irlanda. Os Druidas eram magos e bruxos, celtas que acreditavam e diversos deuses, eles realizavam cerimônias e rituais incluindo sacrifícios humanos. O calendário celta está organizado em cerca de quatro trimestres adequados as épocas das colheitas. O dia 31 de outubro era uma data de transição marcando o início do inverno que era o período de dificuldades. Para os druídas 31 de outubro era a noite que Sanhain deus celta dos mortos e príncipe das trevas. Entenda que satanás voltava a terra com os espíritos dos mortos. Nesta noite além dos sacrifícios de virgens eles queimavam os corpos dos prisioneiros de guerra vivos e observando a posição dos corpos ao chão alegavam ter visões do futuro. O nome Halloween foi criado através da igreja católica pois já celebravam o dia de todos os santos. E quando Roma derrotou os druídas na Inglaterra proibiu a prática de sacrifícios humanos. Mais a única maneira encontrada para manter os pagãos na igreja era mantendo algumas tradições. No ano de 835 que o Papa Gregório III permitiu que os territórios recem ocupados pela igreja combinassem o antigo ritual de Sanrain com as tradições católicas sendo que apartir desta data que o dia de todos os santos que era celebrado no mes de maio fosse transferido para 1 de novembro. E do inglês antigo se chamava heelo wad que significa wall hellos saint.

Em vez de continuar lendo, veja o vídeo que é mais fácil. Se alguém quizer copiar o texto que o cara está lendo, poste ele nos comentários.

1 pensamento em “O Halloween – Dia, Festas e Fantasias”

  1. Olá! Meu nome é Jorge Vicente. Sou estudante, cristão e, nas horas vagas, pesquiso culturas antigas.
    Em primeiro lugar quero dizer que respeito muito este espaço para que o ponto de vista cristão do mundo seja exposto, mas digo logo que como pesquiso culturas não posso falar como um cristão e sim como um pesquisador.

    Vejamos então suas afirmações:

    Você diz que Samahin é o deus dos Druidas. Porém estenão é um deus. Samahin é o nome de um festival comemorando o fim da “Roda Do Ano” que representava a morte de um dos deuses deles. Esta roda é o calendário de muitas civilizações antigas como os celtas e druidas e representava, como você falou, a passagem das estações.O nome Samhain significa “Final do Verão”.

    Você também falou que os Druidas faziam as máscaras de monstros com abóboras e nabos para afastar estes demônios. Porém, eis mais um erro seu: Druidas viveram exclusivamente na Europa e as abóboras são frutas naturais da América do Sul.

    Samhain não era um deus considerado o principe das trevas. Este título veio com a bíblia para denominar Lúcifer. Samhain, como eu já disse, significava: Fim do Verão. Você acertou quando disse que as pessoas acreditavam que os mortos viriam para possuir os corpos dos vivos, porém eles não eram liderados por um deus maligno, mas faziam isso pois se fortaleciam por conta da simbólica morte do deus druida, representada pelo fim do verão e assim da Roda Do Ano.

    Por fim, não devemos ver o halloween com esses olhos críticos já que seu princípio é um tanto sombrio. Devemos é ver ele como uma momemoração cultural; tal como a páscoa e o natal que, se formos ver nas raízes, teriam também origens pagãs.
    O maior exemplo de algo que teve seu sentido totalmente alterado é a cruz usada por nós, os cristãos. Hoje ela representa a morte e ressurreição de Cristo. A cruz hoje representa acima de tudo a vida. Mas no início ela era algo também sombrio, tal como o halloween. A cruz, antes de Cristo, representava o csatigo e a dor, a humilhação e o sofrimento máximo a que um homem poderia passar.

    Se a cruz mudou seu significado, porque o halloween também não poderia? Temos que ver que Deus é um deus diverso. Ele cria o rico e o pobre, o gordo e o magro, o belo o feio. Deus também deixou que o homem tivesse muitas manifestações culturais e religiosas. Só porque são outras religiões eles são malignos? Se vermos o que Jesus disse sobre “O bom samaritano”, as pessoas boas são de Deus independentemente da religião. (DETALHE: Samaritanos eram pagãos. Eles tinham ma religião que mesclava o judaísmo com outras religiões).

    Se enxergássemos a beleza no diferente, o mundo seria um lugar bem melhor. 🙂

    Deus abençoe a todos! AMEM!!! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *